TRANSPORTES E COMUNICAÇÕES
Transporte é um
conjunto formado pelos meios circulantes, vias de comunicação e todo o
mecanismo que assegura o seu funcionamento.
Meio de transporte é todo o material circulante utilizado para a mobilidade
da mercadoria e ou pessoas.
Rede de transporte é um conjunto de vias de comunicação (estradas, linhas
aéreas, caminhos de ferro, oleodutos, gasodutos, rios etc) que se interligam,
formando uma malha mais ou menos densa. Os países mais industrializados
apresentam redes mais fechadas (densas) do que os países em via de
desenvolvimento.
Vias de comunicações são vias para a circulação dos meios de comunicação e
transporte. Como por exemplo: as estradas, auto-estradas, oleodutos, gasodutos,
viadutos, caminhos de ferro, pontes, túneis e linhas aéreas são vias de
comunicação terrestre; os canais, os lagos, rios, mares e oceanos são vias de
comunicação aquática; o ar é a via de comunicação para a navegação aérea.
Meios de comunicação (mass media) é um conjunto de todos os meios técnicos destinados à
transmissão de conhecimentos e informação, tais como:
·
Sonoros
(Rádio, telefone e telemóvel)
·
Escritos
(Jornais, revista e livros)
·
Audio-visual
(Televisão e cinema)
Os transportes e as telecomunicações
desempenham um papel muito importante neste mundo onde prevalecem os valores da
globalização e da internacionalização das economias e das sociedades, pois
possibilitam:
·
A
mobilidade de pessoas
·
O
comércio de mercadorias
·
A
troca de serviços
·
A
circulação da informação
·
Quebra
de isolamento de diferentes regiões.
A evolução dos transportes e comunicações
Na
antiguidade, o Homem deslocava-se a pé mas o desenvolvimeto intelectual
facultou a sua evolução, no entanto o transporte pioneiro, acredita-se que foi,
sem dúvidas, o trenó, ou seja um transporte terrestre típico das regiões
polares usado frequentemente no Norte da Europa, América e Ásia. Trenó era
feito basicamente de madeira e puxados por animais domésticos e até mesmo por
seres humanos. Na época, a domesticação de animais ajudou muito para a inovação
do transporte terrestre utilizando cavalos, burros, camelos e bois.
Com a
revolução industrial no século XVIII e a descoberta da máquina à vapor houve a
substituição radical de transportes de tracção humana ou animal por fonte de
energia tornando viável o uso de comboios e barcos com maior velocidade,
conforto e capacidade de transportar passageiros, cargas, bens materiais e
também ajudando nas comunicações entre diferentes países, regiões e zonas.
Actualmente,
com o acelerado desenvolvimento dos diferentes meios de transportes e
comunicações influenciam de forma determinante a organização do espaço económico,
social, político e cultural. De referir que cada vez mais a informação circula
fazendo uso da tecnologia, multimédia,
conduzindo ao surgimento e circulação de vários tipos de textos, imagens e sons
em forma digital.
A evolução dos
meios de transporte e da comunicação são um dos principais factores da
globalização junto com a tecnologia. A
comunicação humana junto com a tecnologia também é um processo fundamental que
envolve a troca de informações, é a forma que nos liga em toda parte do mundo,
graças a ela, pode-se fazer parte de uma grande rede social. De referir que o avançado
rápido da tecnologia estabeleceu uma ligação entre diferentes cidadãos no mundo
com o uso de redes sociais, devido ao fácil acesso da internet por meio de celulares, notebooks, tablets e
entre outros.
Os Factores de Desenvolvimento dos Transportes
1. Factores físico-naturais

As catástrofes naturais
como sismos, vulcões, deslizamento de terra, cheias e inundações podem provocar
destruição de infra-estruturas criando interrupções temporárias das vias.

A navegabilidade dos
rios e lagos dependem das características do relevo.

Para a construção de
viadutos, pontes, aterros deve-se ter em conta as condições topográficas e
edáficas.

As condições
atmosféricas, muitas das vezes, condicionam a navegação aérea, marítima e
fluvial por causa da visibilidade provocado pelo nevoeiro ou neblina. As
poeiras e cinzas vulcânicas, também interferem nas zonas respectivas zonas de
ocorrências, desse fenómenos naturais.

Nas regiões equatorias
as vias de comunicações sofrem vários desvios por causa da densidade da
vegetação. Por exemplo: Na floresta de Congo e Amazonas.
2. Factores socio-económicos
o
Dependem das infra-estruturas existentes (estradas,
ferrovias etc)
o
Dependem do capital de investimento
o
Dependem de interesses económicos
o
Dependem da distribuição geográfica da produção
o
Dependem da localização do mercado de
comercialização
o
Dependem de locais de produção, servíços e
infra-estruturais sociais
o
Dependem da localização da matéria-prima e fontes de
energia
3.
Factores políticos


Os principais tipos de transportes
1.
Transportes terrestres (primitivos, ferroviários, rodoviários e pipelines)
2.
Transportes aquáticos (marítimos, fluviais e lacustres)
3.
Transportes aéreos (aviões, helicópteros, balão sonda, supersónicos, etc)
4. Transportes invisíveis (telecomunicações, televisão, rádio,
telefone, fax, telefax, satélites, etc.).
Os transportes
A máquina a vapor é
responsável pela transformação da manucfactura em indústria, deu possibilidade
do surgimento da locomotiva a vapor e do barco a vapor.
O transporte ferroviário
foi utilizado pela primeira vez na Inglaterra, e em seguida expandiu-se
rapidamente para outras partes do mundo. Como no Japão, a Rússia, os EUA e a
França. Mais tarde com a invenção do automóvel e do avião, novos meios de
transportes assumiram sua importância no panorama económico mundial.
1.
Transportes terrestres ou continentais
Os transportes terrestres têm um carácter regional e dependem do meio físico. Este é
o meio de transporte mais utilizado pelo homem. No entanto, existem vários
tipos de meios de transportes terrestres, e eles são muito importantes na
movimentação das pessoas e mercadorias, tanto para pequenas distâncias, como
para distâncias maiores.
Os transportes terrestres podem ser: primitivos, rodoviário, ferroviários e pipelines (gasodutos ou oleodutos).
Os transportes terrestres podem ser: primitivos, rodoviário, ferroviários e pipelines (gasodutos ou oleodutos).
1.1 - O transporte rodoviário
O transporte rodoviário permite uma grande flexibilidade de itinerários. As deslocações (trâfego) de mercadorias e passageiros são feitas em curtas e médias distâncias.Os países desenvolvidos apresentam uma maior densidade e complexa rede rodoviária.
O
transporte rodoviário passou a realmente fazer parte da sociedade a partir do
século XX, quando o automóvel foi inventado. De início este era mais um tipo de
complemento do transporte ferroviário, ele transportava pessoas e mercadorias.
As vantagens de transporte rodoviário










As desvantagens de transporte rodoviário









1.2 - O transporte ferroviário
Muitos países devem seu progresso a
esse meio de transporte, o primeiro comboio a vapor foi inventado no século
XVIII e foi a partir desse momento que os países passaram a progredir. Começaram
a construir as ferrovias movimentando assim as economias locais e aumentando o
alcance de entrega de mercadorias.
Após a invenção do comboio a vapor no
século XVIII diversos países progrediram imensamente, a construção das ferrovias
movimentou as economias locais e o transporte de mercadorias passou a ser
realizado numa velocidade que nunca antes vista.
As vantagens dos transporte ferroviário










As desvantagens
do transporte ferroviário











2.
Transportes aquáticos
2.1 -
Transportes fluviais e lacustres
O transporte fluvial é um dos mais antigos meios de
transportes conhecidos. Por meio dos rios, que são verdadeiros caminhos
naturais, o homem primitivo conseguiu penetrar para o interior dos continentes,
povoando estes locais e realizando o transporte de mercadorias de um ponto ao
outro.
A profundidade dos rios, o relevo e o clima são os factores
naturais que mais influenciam no grau de navegabilidade de um rio. No entanto, a
engenharia moderna por meio da construção de diques, represas e barragens
conseguiu contornar grande parte destes problemas melhorando e facilitando a
navegação em diversos rios do planeta.
As vantagens de transporte fluvial



As desvantagens de transporte fluvial

2.2 - Transporte marítimo
Após conquistar os rios o homem
sentiu vontade de ir além e passou a explorar os oceanos. No passado o
transporte marítimo era o principal meio de locomoção das pessoas de lugar para
o outro, mas alguns anos após a segunda guerra mundial, o transporte aéreo
passou a ser o principal meio de locomoção utilizado pelas pessoas que
desejavam se deslocar de um continente a outro. Todavia, os navios ainda, continuavam
sendo o principal e o mais barato meio de transporte de pessoas e mercadorias.
As vantagens
de transporte marítimo



As desvantagens do
transporte marítimo





3.
Transportes aéreos
É o tipo de transporte mais rápido da actualidade. O transporte aéreo foi inventado no Século XX e desde sua invenção o avião vem se modernizando e ficando mais eficiente a cada dia. Os grandes aviões transportam material electrónico, peças de automóveis, medicamentos e camiões.
As vantagens do transporte aéreo






As desvantagens
de transporte aéreo




As principais rotas mundiais
As principais rotas marítimas estão na costa do Atlântico de Norte; uma linha constituída desde a América do Sul, passando pelas Caraíbas, América do Norte, Europa Ocidental ate Mediterrâneo. A outra rota liga o Extremo Oriente, passando o Canal de Suez (no Médio Oriente) até o Mediterrâneo cujo maior negócio é o petróleo e matéria-prima. As verdadeiras potências marítimas são: a ex. URSS, os EUA, a China, Japão, O Reino Unido, A Noruega, Hong Kong e a Grécia.
Relativamente, as rotas aéreas, a maior densidade regista-se sobretudo nos países mais industrializados do mundo, sobretudo na Europa Ocidental, América do Norte e Japão. Dos grandes aeroportos destacam-se os de Londres, París (Charles de Gaulle), Frankfurt, Nova Iorque, Boston, Toronto, São Francisco e Tóquio.
As principais rotas ferroviárias unem as costas ocidental e orienteal dos EUA e algumas regiões industriais na Europa Ocidental e na Ásia das monções. A desigualidade está no nível de desenvolvimento económico e o passado colonial entre os países do Sul e Norte
A importância dos transportes e comunicações









Os transportes e comunicações e o meio ambiente
Os transportes rodoviários são os maiores responsáveis da poluição e grande pressão sobre o ambiente, os recursos naturais (petróleo, gás natural, metais e outras fontes energéticas), saúde humana e ecossistemas.
Na saúde humana, as poeiras, os fumos, fluídos e outras emissões gasosas e líquidas afectam directa e indirectamente a população e o próprio meio ambiente.
Os automóveis libertam quantidades enormes de dióxido de carbono, a emissão deste gás é um dos responsáveis do aquecimento global e do degelo de grandes calotes de gelos nos glaciares, do nosso planeta
O ruído provocado pelos meios de transportes pode provovar perturbações no sono e na memória dos indivíduos, sobretudo nas crianças e idosos.
Publica-se! Espero pelas vossas críticas...
ResponderEliminarMuito obrigado pelo post, ajudou muito no meu trabalho
ResponderEliminarObrigado pela ajuda, foi muito bom
EliminarIntroduza o seu comentário...bom trabalho
ResponderEliminarIsso é me ajudou a fazer um trabalho eficaz
ResponderEliminarMuito obrigada ajudou-me muito
ResponderEliminarNossa! Muito obrigada por ter publicado isso é tudo que me foi solicitado no trabalho fiquei maravilhada ao me deparar com esse post , está tudo muito claro aqui obrigada
ResponderEliminarAgradeço muito pelo material foi de muita ajuda para mim,e de certeza que tive um bom aprendizado.
ResponderEliminarAgradeço muito pelo material foi de muita ajuda para mim,e de certeza que tive um bom aprendizado.
ResponderEliminarMuito obrigado pelo material, ajudou muito para elaboração do meu trabalho e tive um bom aprendizado.
ResponderEliminarAgradeço a literatura científica me foi utel.
ResponderEliminarMuito obrigado ajudou muito no meu trabalho
ResponderEliminarObrigado por fazer parte de ajuda se mim.
ResponderEliminarSamuel João Tivane,o melhor do mundo e futuro jornalista de Moçambique.
ResponderEliminarNão posso deixar de agradecer pelo conteúdo que foi muito útil nos meus estudo ...obrigado
ResponderEliminarSou jovem sonhador, quero me tornar Jornalista...
ResponderEliminar