segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Transportes e comunicações no mundo


TRANSPORTES E COMUNICAÇÕES

 

Transporte é um conjunto formado pelos meios circulantes, vias de comunicação e todo o mecanismo que assegura o seu funcionamento.

 

Meio de transporte é todo o material circulante utilizado para a mobilidade da mercadoria e ou pessoas.

 

Rede de transporte é um conjunto de vias de comunicação (estradas, linhas aéreas, caminhos de ferro, oleodutos, gasodutos, rios etc) que se interligam, formando uma malha mais ou menos densa. Os países mais industrializados apresentam redes mais fechadas (densas) do que os países em via de desenvolvimento.

 

Vias de comunicações são vias para a circulação dos meios de comunicação e transporte. Como por exemplo: as estradas, auto-estradas, oleodutos, gasodutos, viadutos, caminhos de ferro, pontes, túneis e linhas aéreas são vias de comunicação terrestre; os canais, os lagos, rios, mares e oceanos são vias de comunicação aquática; o ar é a via de comunicação para a navegação aérea.

 

Meios de comunicação (mass media) é um conjunto de todos os meios técnicos destinados à transmissão de conhecimentos e informação, tais como:

·         Sonoros (Rádio, telefone e telemóvel)

·         Escritos (Jornais, revista e livros)

·         Audio-visual (Televisão e cinema)

 

Os transportes e as telecomunicações desempenham um papel muito importante neste mundo onde prevalecem os valores da globalização e da internacionalização das economias e das sociedades, pois possibilitam:

·         A mobilidade de pessoas

·         O comércio de mercadorias

·         A troca de serviços

·         A circulação da informação

·         Quebra de isolamento de diferentes regiões.

 

A evolução dos transportes e comunicações

Na antiguidade, o Homem deslocava-se a pé mas o desenvolvimeto intelectual facultou a sua evolução, no entanto o transporte pioneiro, acredita-se que foi, sem dúvidas, o trenó, ou seja um transporte terrestre típico das regiões polares usado frequentemente no Norte da Europa, América e Ásia. Trenó era feito basicamente de madeira e puxados por animais domésticos e até mesmo por seres humanos. Na época, a domesticação de animais ajudou muito para a inovação do transporte terrestre utilizando cavalos, burros, camelos e bois.

Com a revolução industrial no século XVIII e a descoberta da máquina à vapor houve a substituição radical de transportes de tracção humana ou animal por fonte de energia tornando viável o uso de comboios e barcos com maior velocidade, conforto e capacidade de transportar passageiros, cargas, bens materiais e também ajudando nas comunicações entre diferentes países, regiões e zonas.

Actualmente, com o acelerado desenvolvimento dos diferentes meios de transportes e comunicações influenciam de forma determinante a organização do espaço económico, social, político e cultural. De referir que cada vez mais a informação circula fazendo uso da tecnologia, multimédia, conduzindo ao surgimento e circulação de vários tipos de textos, imagens e sons em forma digital.

A evolução dos meios de transporte e da comunicação são um dos principais factores da globalização junto com a tecnologia.  A comunicação humana junto com a tecnologia também é um processo fundamental que envolve a troca de informações, é a forma que nos liga em toda parte do mundo, graças a ela, pode-se fazer parte de uma grande rede social. De referir que o avançado rápido da tecnologia estabeleceu uma ligação entre diferentes cidadãos no mundo com o uso de redes sociais, devido ao fácil acesso da internet  por meio de celulares, notebooks, tablets e entre outros.

 

Os Factores de Desenvolvimento dos Transportes

1.      Factores físico-naturais

*      Dependem dos acidentes naturais (geográficos)

As catástrofes naturais como sismos, vulcões, deslizamento de terra, cheias e inundações podem provocar destruição de infra-estruturas criando interrupções temporárias das vias.

*      Dependem da rede hidrográfica

A navegabilidade dos rios e lagos dependem das características do relevo.

*      Dependem do tipo de relevo e do solo

Para a construção de viadutos, pontes, aterros deve-se ter em conta as condições topográficas e edáficas.

 

*      Dependem das condições climáticas (atmosféricas)

As condições atmosféricas, muitas das vezes, condicionam a navegação aérea, marítima e fluvial por causa da visibilidade provocado pelo nevoeiro ou neblina. As poeiras e cinzas vulcânicas, também interferem nas zonas respectivas zonas de ocorrências, desse fenómenos naturais.

 

*      Dependem da cobertura vegetal (Vegetação)

Nas regiões equatorias as vias de comunicações sofrem vários desvios por causa da densidade da vegetação. Por exemplo: Na floresta de Congo e Amazonas.

 

2.      Factores socio-económicos

o   Dependem das infra-estruturas existentes (estradas, ferrovias etc)

o   Dependem do capital de investimento

o   Dependem de interesses económicos

o   Dependem da distribuição geográfica da produção

o   Dependem da localização do mercado de comercialização

o   Dependem de locais de produção, servíços e infra-estruturais sociais

o   Dependem da localização da matéria-prima e fontes de energia

 

3.      Factores políticos

*      Depende da estabilidade política

*      Depende das políticas governamentais

 

Os principais tipos de transportes

1. Transportes terrestres (primitivos, ferroviários, rodoviários e pipelines)

2. Transportes aquáticos (marítimos, fluviais e lacustres)

3. Transportes aéreos (aviões, helicópteros, balão sonda, supersónicos, etc)

4. Transportes invisíveis (telecomunicações, televisão, rádio, telefone, fax, telefax, satélites, etc.).

 

Os transportes

A máquina a vapor é responsável pela transformação da manucfactura em indústria, deu possibilidade do surgimento da locomotiva a vapor e do barco a vapor.

O transporte ferroviário foi utilizado pela primeira vez na Inglaterra, e em seguida expandiu-se rapidamente para outras partes do mundo. Como no Japão, a Rússia, os EUA e a França. Mais tarde com a invenção do automóvel e do avião, novos meios de transportes assumiram sua importância no panorama económico mundial.

 

1.      Transportes terrestres ou continentais

Os transportes terrestres têm um carácter regional e dependem do meio físico. Este é o meio de transporte mais utilizado pelo homem. No entanto, existem vários tipos de meios de transportes terrestres, e eles são muito importantes na movimentação das pessoas e mercadorias, tanto para pequenas distâncias, como para distâncias maiores.
Os transportes terrestres podem ser: primitivos, rodoviário, ferroviários e pipelines (gasodutos ou oleodutos).

1.1 - O transporte rodoviário
O transporte rodoviário permite uma grande flexibilidade de itinerários. As deslocações (trâfego) de mercadorias e passageiros são feitas em curtas e médias distâncias.Os países desenvolvidos apresentam uma maior densidade e complexa rede rodoviária.
O transporte rodoviário passou a realmente fazer parte da sociedade a partir do século XX, quando o automóvel foi inventado. De início este era mais um tipo de complemento do transporte ferroviário, ele transportava pessoas e mercadorias.

As vantagens de transporte rodoviário

*      Possui maior flexibilidade e facilidade de acesso aos diversos lugares

*      Efectua transporte porta-a-porta

*      Possui menores custos na manutenção

*      Possui elevada cobertura geográfica

*      É o mais usual no transporte de passageiros

*      Grande mobilidade

*      É mais económico para distâncias relativamente curtas

*      Distribui directamente as mercadorias

*      É o mais veloz em relação ao ferroviário e aquático

*      Permite operações de despacho (papéis) e de carga e descarga das mercadorias mais simplificadas

As desvantagens de transporte rodoviário

*      Depende de infra-estruturas

*      É muito cansativo para longos percursos

*      Depende do trânsito

*      Muito poluente

*      Caro para grandes distâncias

*      Depende dos acidentes geográficos (montanhas íngremes, rios de montanha, mares, desertos, florestas densas etc)

*      Leva pouca carga comparativamente ao marítimo e ao ferroviário

*      É influenciado pelas condições atmosféricas

*      Tem elevado números de acidentes em relação a outros tipos de transporte (maior sinistralidade)

1.2 - O transporte ferroviário


Muitos países devem seu progresso a esse meio de transporte, o primeiro comboio a vapor foi inventado no século XVIII e foi a partir desse momento que os países passaram a progredir. Começaram a construir as ferrovias movimentando assim as economias locais e aumentando o alcance de entrega de mercadorias.

Após a invenção do comboio a vapor no século XVIII diversos países progrediram imensamente, a construção das ferrovias movimentou as economias locais e o transporte de mercadorias passou a ser realizado numa velocidade que nunca antes vista.

As vantagens dos transporte ferroviário

*      Apresenta uma maior capacidade de carga e de passageiros com baixos custos operacionais e energéticos.

*      É mais económico que o rodoviário

*      Não tem problemas de congestionamento

*      Possui diversas opções energéticas (vapor, diesel, electricidade)

*      Não depende das condições atmosféricas (menos influenciado pelo tempo e clima)

*      Possui material circulante e permanente

*      Pode transportar diferentes tipos de produtos (tem especialidade para quase todo tipo de carga)

*      Os comboios modernos são mais velozes (TGV e Metros)

*      É menos caro em relação aos transportes aéreos e rodoviários

*      Estimula o desenvolvimento das indústrias de base

As desvantagens do transporte ferroviário

*      Necessita da construção prévia das ferrovias, caminhos-de-ferro, por onde o comboio vai circular.

*      Não possui flexibilidade de percursos

*      É lento em relação aos transportes rodoviários e aéreos

*      Necessita de transbordo

*      É de difícil descarregamento

*      Dependência de outros transportes

*      Não entrega os produtos ao consumidor

*      Pouco adequado para distâncias curtas

*      Provoca poluição sonora

*      Possui horários flexíveis

*      É de maior custo de manutenção

2.      Transportes aquáticos

2.1  - Transportes fluviais e lacustres

O transporte  fluvial é um dos mais antigos meios de transportes conhecidos. Por meio dos rios, que são verdadeiros caminhos naturais, o homem primitivo conseguiu penetrar para o interior dos continentes, povoando estes locais e realizando o transporte de mercadorias de um ponto ao outro.

A profundidade dos rios, o relevo e o clima são os factores naturais que mais influenciam no grau de navegabilidade de um rio. No entanto, a engenharia moderna por meio da construção de diques, represas e barragens conseguiu contornar grande parte destes problemas melhorando e facilitando a navegação em diversos rios do planeta.

As vantagens de transporte fluvial

*      Baixo custo operacional, grande capacidade de carga e baixo custo energético

*      É muito económico para longas distâncias

*      Possui grande capacidade de carga

 

As desvantagens de transporte fluvial

*      Depende das condições naturais sobretudo do relevo e do clima

2.2 - Transporte marítimo


Após conquistar os rios o homem sentiu vontade de ir além e passou a explorar os oceanos. No passado o transporte marítimo era o principal meio de locomoção das pessoas de lugar para o outro, mas alguns anos após a segunda guerra mundial, o transporte aéreo passou a ser o principal meio de locomoção utilizado pelas pessoas que desejavam se deslocar de um continente a outro. Todavia, os navios ainda, continuavam sendo o principal e o mais barato meio de transporte de pessoas e mercadorias.

As vantagens de transporte marítimo

*      Baixíssimo custo de transporte

*      Transporta grandes quantidades de mercadorias

*      Apresenta a melhor relação custo beneficio no transporte

As desvantagens do transporte marítimo

*      O transporte marítimo pesado necessita de grandes e organizadas estruturas portuárias

*      A navegação marítima exige uma gestão organizacional eficiente nos portos

*      Necessita de manutenções constantes e de transbordo nos portos específicos

*      É muito lento

*      Disponibilidade limitada

 

3.      Transportes aéreos

É o tipo de transporte mais rápido da actualidade. O transporte aéreo foi inventado no Século XX e desde sua invenção o avião vem se modernizando e ficando mais eficiente a cada dia. Os grandes aviões transportam material electrónico, peças de automóveis, medicamentos e camiões.

As vantagens do transporte aéreo

*      Tem a capacidade de transportar  centenas de toneladas de forma velocíssima e segura

*      Não dependem de itinerários fixos (espaço)

*      Possui maior conforto e comodidade

*      A liberdade de movimento devido a inexistência de itinerários fixos constitui

*      Ideal para transportar pequenas mercadorias e de pouco peso

*      Para transportar cargas perecíveis e valiosas como flores, frutas, carne fresca, medicamentos e minerais valiosos (ouro, jóias, prata e diamantes)

 
As desvantagens de transporte aéreo
 
*      É a alta necessidade energética

*      Grande necessidade de infra-estrutura de suporte

*      Fraca capacidade de carga

*      Muito poluente


As principais rotas mundiais

As principais rotas marítimas estão na costa do Atlântico de Norte; uma linha constituída desde a América do Sul, passando pelas Caraíbas, América do Norte, Europa Ocidental ate Mediterrâneo. A outra rota liga o Extremo Oriente, passando o Canal de Suez (no Médio Oriente) até o Mediterrâneo cujo maior negócio é o petróleo e matéria-prima. As verdadeiras potências marítimas são: a ex. URSS, os EUA, a China, Japão, O Reino Unido, A Noruega, Hong Kong e a Grécia.

Relativamente, as rotas aéreas, a maior densidade regista-se sobretudo nos países mais industrializados do mundo, sobretudo na Europa Ocidental, América do Norte e Japão. Dos grandes aeroportos destacam-se os de Londres, París (Charles de Gaulle), Frankfurt, Nova Iorque, Boston, Toronto, São Francisco e Tóquio.

As principais rotas ferroviárias unem as costas ocidental e orienteal dos EUA e algumas regiões industriais na Europa Ocidental e na Ásia das monções. A desigualidade está no nível de desenvolvimento económico e o passado colonial entre os países do Sul e Norte
 
A importância dos transportes e comunicações

*      É um meio de globalização;

*      Reduz a distância entre diferentes lugares e pessoas;

*      Reduz o tempo entre diferentes lugares e pessoas;

*      Permite o transporte de pessoas e bens entre diferentes países ;

*      Permite a ligação entre lugares de produção e de consumo;

*      Permite a importação e exportação de produtos dos países do interland;

*      Estimula o desenvolvimento de outros sectores económicos;

*      Permite a difusão de ideias, tecnologias e culturas de diferentes países;

*      Permite a redução de assimetrias (diferenças) entre o campo e cidade e em entre diferentes lugares

 
Os transportes e comunicações e o meio ambiente
Os transportes rodoviários são os maiores responsáveis da poluição e grande pressão sobre o ambiente, os recursos naturais (petróleo, gás natural, metais e outras fontes energéticas), saúde humana e ecossistemas.

Na saúde humana, as poeiras, os fumos, fluídos e outras emissões gasosas e líquidas afectam directa e indirectamente a população e o próprio meio ambiente.

Os automóveis libertam quantidades enormes de dióxido de carbono, a emissão deste gás é um dos responsáveis do aquecimento global e do degelo de grandes calotes de gelos nos glaciares, do nosso planeta

O ruído provocado pelos meios de transportes pode provovar perturbações no sono e na memória dos indivíduos, sobretudo nas crianças e idosos.

 

16 comentários:

  1. Muito obrigado pelo post, ajudou muito no meu trabalho

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  2. Isso é me ajudou a fazer um trabalho eficaz

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  3. Nossa! Muito obrigada por ter publicado isso é tudo que me foi solicitado no trabalho fiquei maravilhada ao me deparar com esse post , está tudo muito claro aqui obrigada

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  4. Agradeço muito pelo material foi de muita ajuda para mim,e de certeza que tive um bom aprendizado.

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  6. Muito obrigado pelo material, ajudou muito para elaboração do meu trabalho e tive um bom aprendizado.

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  7. Agradeço a literatura científica me foi utel.

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  9. Samuel João Tivane,o melhor do mundo e futuro jornalista de Moçambique.

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  10. Não posso deixar de agradecer pelo conteúdo que foi muito útil nos meus estudo ...obrigado

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  11. Sou jovem sonhador, quero me tornar Jornalista...

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